Apresentação
Este curso permite:
– Compreender a importância do marketing no desenvolvimento estratégico das organizações;
– Identificar os principais conceitos e teorias subjacentes ao marketing;
– Entender a relação entre marketing e marca e perceber a marca como instrumento de diferenciação competitiva.
– Conhecer as mais recentes tendências na área do marketing.
Destinatários
Este curso é desenhado para estudantes e profissionais sem formação específica em marketing que estejam interessados e necessitem de adquirir conhecimentos nesta área da gestão.
Programa
Módulo I: O que é o marketing?
Conceito, evolução e papel do marketing. Processo de criação de valor.
Módulo II: O mercado e o consumidor
Conceito de mercado. Estudo do mercado. Análise de mercados. Processo de decisão de compra. Diferenças culturais e comportamento do consumidor.
Módulo III: A segmentação e o posicionamento
Processo de segmentação. Principais variáveis de segmentação. Targeting. Diferenciação e posicionamento.
Módulo IV: O marketing mix
Planeamento de produto para bens e serviços. Política de preço. Estrutura e gestão de canais de distribuição. Política de comunicação.
Módulo V: A marca como parte integrante da gestão de marketing
Conceito de branding. Fundamentos da marca. Modelo do triângulo da marca. Brand trends
Módulo VI: O marketing e o planeamento estratégico
Plano de marketing. Estrutura de um plano de marketing. Relação entre o marketing e as diversas áreas funcionais.
Módulo VII: Os novos desafios de marketing
Marketing sensorial. Marketing Pessoal. Marketing Social. Marketing LGBT. Marketing político. Marketing cultural. Etnomarketing. Geomarketing. Marketing geracional. Marketing tribal. Marketing e as redes sociais.
Duração: 18h
Funcionamento: 3.ª e 5.ª, das 18.30H às 21.30H
Local: Instalações do ISCA-UA
Formadora: Raquel Soares
Propina:
Alunos, ex-alunos e funcionários da UA: 180 Euros
Outros: 215 Euros
Pré-inscrição: aqui